FLAVESCÊNCIA DOURADA DA VIDEIRA.

 

 

FLAVESCÊNCIA DOURADA DA VIDEIRA.
  • Ponto de situação actual da doença de quarentena Flavescência dourada da videira e seu insecto vector.

 

 

A Flavescência dourada da videira (FD), doença associada a Candidatus Phytoplasma vitis, é uma doença específica da videira, provocada por um microrganismo (fitoplasma).
Dentro das doenças provocadas por estes organismos, há autores que a consideram a mais importante doença da vinha devido, por um lado, à facilidade com que se pode propagar e por outro em virtude de causar uma acentuada perda da produção e, num estado avançado, a morte das videiras.
Já existe há alguns anos em vários países produtores de vinho da Europa. Em Portugal os primeiros focos foram confirmados em 2006 no concelho de Amares.
A sua disseminação é feita por intermédio de um insecto, uma cigarrinha denominada Scaphoideus titanus (*) já existente na região dos Vinhos Verdes e alguns concelhos do Douro.
Este fitoplasma também se pode difundir através de varas, porta-enxertos ou enxertos-prontos infectados que sejam usados na propagação da vinha.
A manifestação dos sintomas pode demorar até 5 anos, razão pela qual a confirmação da existência de vinhas infectadas, através da prospecção que está a ser efectuada pela Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, tem aumentado. Embora o sector vitícola tenha que se habituar à presença desta nova doença, não poderão ser descuradas todas as medidas que conduzam à sua contenção e à limitação da sua propagação para as outras vinhas.
Scaphoideus titanus Ball - homóptero da família Cicadellidae

 

Ficheiro - A Flavescência dourada A Flavescência dourada - Ficheiro em PDF - 156 KB
Ficheiro - Apresentação A Flavescência dourada - PowerPoint com resultados - Ficheiro em PDF - 586KB
Ficheiro - Último Edital publicado A Flavescência dourada -  Último Edital PublicadoFicheiro em PDF - 66 KB
MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS - Direcção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural Despacho n.º 11473/2009 Despacho n.º 11473/2009 - Ficheiro em PDF - 277 KB
Portaria n.º 976/2008 de 1 de Setembro Portaria n.º 976/2008 de 1 de Setembro - Ficheiro em PDF - 277 KB

 

Data de Publicação - 08/09/2009