• Colóquio - Organizações de Produtores no Ciclo de Programação 2014-2020

    Colóquio

    Organizações de Produtores no Ciclo de Programação 2014-2020

    O Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Norte tem o prazer de convidar V.Exª para estar presente np Colóquio "Organizações de Produtores no Ciclo de Programação 2014-2020" a realizar no dia 9 de maio no Auditório Municipal de Mirandela, com início às 9:30 horas. - [ Ler + ]

  • Habilitação como aplicador da rede para controlo do vetor do NMP

    Habilitação como aplicador da rede para controlo do vetor do NMP

    De acordo com a legislação em vigor, quer nacional (Decreto-Lei n.º 95/2011, de 8 de agosto), quer Comunitária (Decisão de Execução 2012/535/UE, da Comissão, de 26 de setembro), ambas relativas à aplicação de medidas de emergência contra a propagação de Bursaphelenchus xylophilus (Steiner et Buhrer) Nickle et al. (Nemátodo da Madeira do Pinheiro - NMP), existem disposições específicas - [ Ler + ]

  • Seguros Agrícolas

    Execução do PRODER - DRAPN


    A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, disponibiliza os documentos da "Execução do PRODER - DRAPN".

    [ Ler + ]

  • Questionário de satisfação para colaboradores

    Projeto de Investigação

    Diagnóstico organizacional: uma abordagem psicológica para a promoção da qualidade de vida e da produtividade. a desenvolver na Universidade Católica Portuguesa (Braga), Faculdade de Filosofia no âmbito do  Mestrado de Psicologia do Trabalho e das Organizações, pretende analisar o tecido produtivo nacional público e privado.

    [ Ler + ]

  • SEGURO DE COLHEITAS CAMPANHA 2014

    Comunicado

    "SEGURO DE COLHEITAS CAMPANHA 2014"

    O Ministério da Agricultura e do Mar (MAM) tem já disponível, para os agricultores, um novo Sistema de Seguros de Colheitas. Este novo seguro irá funcionar já no âmbito do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR) e em todo o território continental.

     

    [ Ler + ] - [ Ler + ] - [ Comunicado ] - [ Despacho ]

  • Execução do Plano de Ação Nacional de controlo da flavescência dourada

    Sessão

    "Execução do Plano de Ação Nacional de controlo da flavescência dourada
    da videira e do inseto vetor na Região Norte. "


    "No próximo dia 7 de maio irá ter lugar na estação vitivinícola Amândio Galhano, em Arcos de Valdevez, a ação de divulgação " Execução do Plano de Ação Nacional de controlo da flavescência dourada da videira e do inseto vetor na Região Norte".

    Esta ação tem como destinatários todos os intervenientes no setor vitivinícola da região Norte. Poderá ter acesso ao programa no documento em anexo.

    Para mais informações contacte: Alcina Oliveira, alcina.oliveira@drapn.mamaot.pt ".

    . [ Ler + ]

  • Governo de Portugal

    Seminário

    "Produzir Mirtilos"

    O Pelouro do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural, a Associação Comercial de Braga e a aGim –ASSOCIAÇÃO PARA OS PEQUENOS FRUTOS E INOVAÇÃO EMPRESARIAL, vão organizar no próximo dia 11 de Abril do ano corrente entre as 14h30 e às 17h30 o “SEMINÁRIO  PRODUZIR MIRTILOS”.
    O evento terá lugar no Auditório do Mercado Cultural do Carandá com entrada gratuita, ainda assim obedece a inscrição prévia para ambiente@cm-braga.pt  ou para os números inscritos no Cartaz em anexo. [ Ler + ]

  • Governo de Portugal

    Comunicado

    "Ministério das Finanças"

    Prolongamento até 30 de abril de 2014 do prazo de entrega da declaração de início de atividade e da declaração de alterações por parte dos pequenos agricultores.

    [ Ler + ]

  • IFAP

    PU 2014

    "As candidaturas ao Pedido Único de Ajudas terminama 30 de abril"

    Está a decorrer o período de candidaturas anuais aos apoios comunitários, nomeadamente os relativos ao Regime de Pagamento Único (RPU), Medidas agro e silvo-ambientais (ASA) e Manutenção da Atividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas (MAZD), através do Pedido Único de Ajudas (PU) - [ Ler + ]

  • Agricultura Biológica Familiar

    II Edição do Workshop

    "Produção de Cogumelos"
    A Tberries realiza a 19 de abril de 2014 em Santo Tirso a II Edição do Workshop - Produção de Cogumelos.
    Inscrições até 18 de abril de 2014 - [Cartaz]

  • Agricultura Biológica Familiar

    Workshop

    "Agricultura Biológica Familiar"
    Para mais informações:
    Inscrição gratuita obrigatória: http://goo.gl/kEx7Kf
    Mosteiro de Tibães | Rua do Mosteiro n.º 59
    4700-565 Mire de Tibães | Braga
    Telefone: 25 362 26 70
    Site: www.mosteirodetibães.org
    E-mail: jferreira@culturanorte.pt
    [Programa] - [Cartaz]

  • Conservação da Natureza e Educação Ambiental para a Sustentabilidade

    XV Jornadas Nacionais

    "Conservação da Natureza e Educação Ambiental para a Sustentabilidade"

    O FAPAS, Associação de Defesa do Ambiente , Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens está a promover as XV Jornadas sobre Conservação da Natureza e Educação Ambiental para a Sustentabilidade que irão ter lugar em Castelo de Vide, em parceria com a Autarquia e Centro de Formação de Portalegre. (17 e 18 de maio) - [ Ler + ]

  • Avisos Agrícolas

    Avisos Agrícolas

    Estações de Avisos
    Entre Douro e Minho, Circular n.º 06/2014 de 22 de abril [Ler mais...]
    Norte Transmontano, Circular n.º 3/2014 de 07 de abril [Ler mais...]
    Douro, Circular n.º 03/2014 de 22 de março [Ler mais...]
    Terra Quente, Circular n.º 2/2014 de 06 de março [Ler mais...]

  • Os Novos Desafios na Proteção das Plantas" e o 7:º Congresso SPF

    1º Simpósio SCAP

    "Os Novos Desafios na Proteção das Plantas" e o 7:º Congresso SPF"

    Este evento detém um programa muito abrangente, que engloba a floresta e as plantas ornamentais, terá uma abordagem inovadora sobre toda a temática relacionada com a Nova Proteção das Plantas. [ Ler + ]

  • DGAV

    Esclarecimento 11/2013

    "Comercialização de Rebentos"

    A presente nota de esclarecimento pretende elucidar os operadores de empresas do setor alimentar sobre os requisitos a cumprir na comercialização e produção de rebentos e sementes destinadas à produção de rebentos.

    [ Ler + ]

  • IVV

    Reconversão das vinhas (VITIS)

    "Campanha de 2014-2015"

    Aviso de abertura para submissão de candidaturas ao Regime de apoio à reestruturação e reconversão das vinhas (VITIS)- campanha de 2014-2015”.

    [ Ler + ]

  • ESTÁGIO FORMATIVO EM PODUÇÃO DE MIRTILOS

    ESTÁGIO FORMATIVO EM PODUÇÃO DE MIRTILOS

    "18 janeiro a 9 agosto 2014"

    Para além dos conhecimentos teóricos essenciais em qualquer área de negócio, o Estágio Formativo pretende proporcionar aos formandos a possibilidade de participarem ativamente em todas as tarefas de gestão de uma exploração de mirtilos. A capacidade de programar e concretizar as tarefas de manutenção e gestão do pomar podem fazer toda a diferença a curto/médio prazo no sucesso da empresa.

    [ Cartaz ]

  • Aviso - Plano de Gestão de Efluentes Pecuários

    Plano de Gestão de Efluentes Pecuários

    Nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 64.º do Decreto-Lei 81/2013, de 14 de Junho, os titulares das atividades pecuárias das classes 1 e 2 que solicitaram a sua regularização ou a sua reclassificação, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 214/2008 ou pelo Decreto-Lei n.º 81/2013, devem obrigatoriamente apresentar o Plano de Gestão de Efluentes Pecuários (PGEP), nos termos da Portaria n.º 631/2009, de 9 de junho, no prazo de seis meses “, tendo em vista o cumprimento das normas de gestão dos efluentes pecuários.

    [ Ler documento ]

  • Bolsa de Terras

    Bolsa de Terras

    A DGADR - Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural, enquanto entidade gestora operacional da Bolsa de Terras, informa que o processo de operacionalização da Bolsa de Terras, foi agora complementado através da autorização de 225 entidades idóneas, pelo Ministério da Agricultura e do Mar, para a prática de Atos de Gestão Operacional. Estas entidades, individualmente ou em parceria, atuarão ao nível local e nacional, visando a promoção e facilitação da adesão à bolsa de terras, bem como a respectiva utilização. As entidades encontram-se autorizadas a praticar os seguintes atos de gestão operacional:
    - Divulgação e dinamização da bolsa de terras;
    - Prestação de informação sobre a bolsa de terras;
    - Promoção da comunicação entre as partes interessadas;
    - Verificação da informação relativa à caracterização dos prédios prestada pelos proprietários que os disponibilizem na bolsa de terras;
    -  Envio de informação à DGADR, para disponibilização de prédios na bolsa de terras
    -  Celebração de contratos de disponibilização de prédios na bolsa de terras.

    Através do endereço www.bolsanacionaldeterras.pt, pode ser consultada a lista completa das entidades autorizadas, bem como outras informações sobre a bolsa de terras.

  • Seminário - "Os castanheiros e as Castanhas"

    Seminário

    "Os Castanheiros e as Castanhas"
    A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte vai realizar no dia 16 de maio, no Auditório da Casa das Artes, em Arcos de Valdevez, o Seminário "Os Castanheiros e as Castanhas", com a colaboração da Câmara Municipal de Arcos de Valdez e a ARDAL – Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima e patrocínio da AgroAguiar – Comércio de Produtos Agroalimentares, Lda.
    A sessão de abertura terá a presença do Senhor Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, o Sr. Professor Doutor Francisco Gomes da Silva

    [Ligação ao sítio do Seminário]

  • Especialista italiano palestrou sobre a fertilização do mirtilo

    Fertilização do Mirtilo

    "Especialista italiano palestrou sobre a fertilização do mirtilo"
    Mais de uma centena de pessoas marcaram presença no Centro das Artes e do Espetáculo de Sever do Vouga, na manhã de sábado, dia 13 de abril, para assistir à conferência “A Fertilização do Mirtilo”.
    A organização, a cargo da AGIM – Associação para a Gestão, Inovação e Modernização do Centro Urbano de Sever do Vouga e da empresa Espaço Visual - Consultores de Engenharia Agronómica, L.da convidou um reconhecido especialista nesta área, Gianpiero Ganarin, do Istituto Agrario Di San Michele All’Adige, de itália.

    [Ler mais...]

  • Combate à doença da Flavescência dourada da videira Fogo Bacteriano

    ATENÇÃO!

    "Combate à doença da Flavescência dourada da videira Fogo Bacteriano"
    Face à gravidade desta doença, sem cura e causadora de consideráveis prejuízos económicos nas vinhas e ao facto do seu controlo depender, por um lado do arranque e destruição (queima) das plantas infetadas, e por outro do combate ao inseto que transmite o fitoplasma (Grapevine flavescence dorée phytoplasma). Assim, torna-se pública a nova lista de produtos inseticidas autorizados para o controlo da cigarrinha da flavescência dourada - Scaphoideus titanus Ball..
    Alertamos ainda para o disposto na regulamentação nacional, nomeadamente no "Plano de Ação Nacional para o controlo da Flavescência dourada da videira", que determina a obrigatoriedade de serem realizados tratamentos inseticidas em zonas onde o inseto esteja presente. Para este efeito a DRAPN emite, através das circulares de avisos agrícolas, as recomendações necessárias referenciando as datas oportunas à realização dessas intervenções.


    [Ler mais...]

  • Intervenção Territorial Integrada do Douro Vinhateiro

    Manutenção dos socalcos do Douro
    É divulgado o documento sobre o Seminário sobre "Manutenção dos Socalcos do Douro" - DRAPN.

    [Ler mais...]

  • Áreas de Vinha Declaradas

    Áreas de Vinha Declaradas

    Portaria nº 40/2013 de 1 de fevereiro
    Lista de potenciais beneficiários e respetivas áreas de vinha declarad
    a
    Criou um apoio financeiro destinado aos viticultores cujas parcelas de vinha, situadas em várias freguesias e concelhos, sofreram danos causados pela queda de granizo nos meses de maio e julho de 2012

    [Consultar a Lista...]

  • Sanidade Vegetal - PSA do Kiwi

    Sanidade Vegetal

    PSA do KIWI
    A Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte, divulga e apresentação a apresentação sobre a nova bacteriose da actinídea” 
    [Ler mais...]

  • AQUICULTURA MARINHA

    AQUICULTURA MARINHA

    Manual de procedimentos de licenciamento de estabelecimentos de Aquicultura Marinha
    O despacho nº 14585/2012 aprovou o Manual de Apoio ao Licenciamento de Estabelecimentos de Culturas Marinhas, e conforme o determinado nos nº 1 e nº 2 do referido despacho divulga-se em anexo, em formato pdf, o respetivo manual atualizado,
    [Ler mais...]


Seguro de Colheitas Campanha 2014
Rede Rural Nacional