Está aqui: Início - Valorização Ambiental - Assistente de Fertilização

  • Assistente de Fertilização

 

Paper Clips
Assistente de Boas Práticas de Fertilização

 

 

 

O “Assistente de Boas Práticas de Fertilização” pretende proporcionar aos seus utilizadores um instrumento expedito de auxílio à fertilização racional das culturas, designadamente nas explorações agro-pecuárias.
A sua construção teve em conta normativos técnico/legais previstos no programa de acção da Zona Vulnerável de Esposende – Vila do Conde e na legislação que regulamenta a gestão dos efluentes pecuários no âmbito do regime do exercício da actividade pecuária, numa tentativa de simplificar e tornar coerente a acção dos agricultores abrangidos e dos técnicos que os apoiam.
A partir da introdução dos elementos descritivos da exploração, designadamente dos efectivos pecuários, fertilizantes a aplicar, culturas a realizar e nível de produtividade pretendido, e a fertilidade potencial dos solos, são automaticamente realizados os cálculos sobre o balanço de nutrientes cultura a cultura e apresentados resultados tendo em conta valores de referência técnica/legalmente aceites. A alteração de qualquer parâmetro inserido recalcula todo o processo, permitindo a reavaliação imediata dos resultados.
O “aplicativo” efectua, ainda, cálculos sobre a gestão dos efluentes zootécnicos produzidos na exploração, fornecendo indicação relativamente ao correcto dimensionamento das suas infra-estruturas de armazenamento.
Este instrumento auxiliar foi desenvolvido com o intuito fundamental de responder às necessidades das explorações da Zona Vulnerável Esposende – Vila do Conde, mas poderá ser utilizado também para explorações localizadas fora desse território, ou por aquelas que estejam apenas parcialmente dentro, sendo feita a avaliação sobre a adequação regulamentar de um conjunto de parâmetros para uma e outra situação
Constituíram fontes privilegiadas de dados para o desenvolvimento do modelo as indicadas no Decreto-Lei nº 214/ 2008, de 10 de Novembro, Portaria nº 631/2009, de 09 de Junho, no que respeita ao REAP, Portaria nº 83/ 2010, de 10 de Fevereiro, no respeita ao programa de acção da ZV1, bem como o Código de Boas Práticas Agrícolas e o Manual de Fertilização das Culturas, LQARS, 2006.
Descarregue o aplicativo para o seu computador, siga as instruções de ajuda ao preenchimento e proceda a simulações para situações concretas.
 
  • Não utilize nutrientes em excesso nas suas culturas. Poupe dinheiro e proteja o ambiente.

 

Descarregue aqui o aplicativo para o seu computador

(actualização efectuada a 12 deDezembro de 2011 - Versão 18a)

 

 

 


Acessibilidade na Web[d]

Copyright 2008-2012 DRAPN, Todos os Direitos Reservados
[ Avisos Legais ] [ Política de Privacidade ] [ Link's Úteis ] [ Sugestões ] [ Webmail ] [ Faq's ]

Em Conformidade com o nível 'A' das WCAG 1.0 do W3C e de acordo com RCM número 155/2007, de 2 de Outubro